terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Flavonóides: Da planta para prevenir e combater doenças do homem

Flavonóide é o nome dado a um grande grupo de principios ativos naturais ou fitoquímicos ou fitonutrientes, que são polifenóis de baixo peso molecular encontrados em diversas plantas, como por exemplo na uva e açai. É encontrado em várias frutas e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho e na própolis.
Os benefícios do consumo de frutas e outros vegetais é geralmente atribuído mais aos compostos flavonoídicos, do que aos outros conhecidos
nutrientes, devido ao vasto leque de efeitos biológicos que incluem entre outros: ação antiinflamatória, anti-alérgica e anti-câncer.
Tanto a
indústria como pesquisadores e consumidores têm demonstrado grande interesse nos compostos flavonoídicos pelo potencial de seu papel na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares devido às suas propriedades antioxidantes.
Mais de cinco mil compostos flavonoídicos que ocorrem na
natureza foram descritos e classificados a partir de sua estrutura química. Subdividem-se nos grupos: flavanas, flavanonas, flavonóis, flavonas, isoflavonas, e antocianinas.
As isoflavonas são os flavonóides mais importantes encontrados em alguns vegetais, presentes principalmente na soja e em seus derivados, denominadas de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. As isoflavonas podem ocorrer em diversas formas moleculares: Malonil derivados e beta-glicosídeos, que ocorrem naturalmente nos grãos da soja e na farinha de soja, e os acetil derivados e as agliconas, que são formados durante o processamento industrial da soja ou no metabolismo da soja no organismo. O isolado protéico de soja possui maiores teores das formas agliconas. Para as mulheres que apresentam alta sensibilidade aos hormônios sintéticos durante a reposição hormonal, está indicado o uso de isoflavonas isoladas, ou na forma bruta, tal como encontrada nos produtos da soja. Estudos demonstram que as isoflavonas substituem os hormônios sintéticos estrogênicos quanto ao efeito, e ainda são desprovidas de efeitos colaterais, representando uma grande opção terapêutica no período da menopausa.
Hoje na terapêutica já é possível encontrar várias apresentações farmacêuticas a base de flavonóides com indicações curativas e preventivas, por exemplo, para melhorar a circulação sanguínea, impedir a formação de arterosclerose, proteger o fígado, etc.. e este fato demonstra que a cada dia que passa, os recursos naturais servem de base para a descoberta de novos medicamentos, e as pesquisas voltadas para esta área são promissoras na busca da resolução dos problemas de saúde que afligem o homem.

Nenhum comentário: