domingo, 25 de fevereiro de 2007

A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA UNIFAP

Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho
Reitor da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Pós-Doutor em Farmacologia Clínica pela Universidade Livre de Berlin

As Universidades Federais existem para desempenhar um papel de grande relevância nos locais onde estão inseridas, e assumir o compromisso com o desenvolvimento social da região, o que deve ser encarado como fator preponderante.
Quando se analisa a função de uma Universidade, é necessário citar a questão formadora, lembrando que esta deve ser o centro de formação em diversos aspectos, tais como: sócio-politico, humanístico, tecnológico e de sociabilidade. Neste contexto a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, única Instituição Federal de Ensino Superior do Estado do Amapá, é de grande importância para o desenvolvimento do Estado.
Ao ter completado em abril passado 16 anos, a UNIFAP ainda caminha para encontrar o seu real objetivo perante a sociedade amapaense. É claro que ao dar passos importantes na criação de novos cursos de graduação, que foram quatro nos últimos quatro anos, e cursos de pós-graduação, está parcialmente atendendo as demandas em nível de formação existentes no estado. Entretanto, observa-se um grande vazio no que diz respeito a inserção da sociedade amapaense nos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento.
A carência de ensino superior no Estado do Amapá é comprovada pela grande expansão das instituições privadas no estado nos últimos anos. A justificativa que se aplica a este fenômeno, é o baixo desenvolvimento da UNIFAP no que se refere a implantação de novos cursos de graduação. Mas, vale ressaltar que nas IFES a criação de um novo curso tem que se dá a partir de um planejamento racional, ou seja, que envolva a análise e estruturação de todas as condições para o funcionamento mínimo do curso em questão. Assim, ao analisar o número de vagas para docentes recebido do MEC para a UNIFAP nos últimos anos foi irrisório, dando para suprir parcialmente a necessidade de alguns cursos. Vejamos que alguns cursos da UNIFAP funcionam no momento com apenas 7 professores, e diante da análise com base na disposição do tripé ensino – pesquisa – extensão, que o professor obrigatoriamente deve estar envolvido, é quase impossível que o curso caminhe para uma formação de qualidade. Mesmo assim, a UNIFAP se apresenta como a melhor instituição de ensino superior do Estado, obtendo bons conceitos nas avaliações oficiais. Então sobre este aspecto há a necessidade viemente de mais vagas para professores efetivos, que haja a expansão dos campi no interior, que hoje já são efetivamente registrados no MEC.
A integração social à UNIFAP irá acontecer através da expansão dos projetos de extensão. A formação em nível de graduação tem que ser complementada com as atividades extensionistas, que possam envolver os alunos com a sociedade através da oferta de trabalhos específicos dos seus cursos, assim colaborando com a comunidade, fazendo o elo entre a UNIFAP e a comunidade, contribuindo com o desenvolvimento social.
Espera-se que dentro de pouco tempo se possa efetivar todos os projetos de estruturação da UNIFAP, ou seja, fortalecer e expandir para o interior do estado os cursos de graduação observando os aspectos peculiares da região, efetivando as estruturas laboratoriais regionais, mais professores qualificados, implementação de mais bolsas de iniciação cientifica, efetivação dos projetos de extensão envolvidos com a realidade social da comunidade amapaense, e implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação que atendam as demandas sociais do estado. Ressalta-se que a plena efetivação destas metas, só será possível com o real comprometimento de todos os setores que participam da estruturação do estado amapaense, principalmente os detentores da representatividade das camadas sociais nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Pode-se dizer que o Estado do Amapá é um estado que figura com um grande privilégio, pois possui a maior área preservada em termos de recursos naturais de todo o Brasil, e serve de exemplo para vários paises. Então, a UNIFAP tem um papel fundamental para manter esta preservação e lutar pelo desenvolvimento sustentável, que possa manter as populações tradicionais em seus territórios, que estabeleça a pesquisa de novos fármacos com intuito de resolver as endemias básicas. Sobre este ultimo aspecto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece e apóia as iniciativas de pesquisas que possam levar a descoberta de novos fármacos a partir de recursos da própria região endêmica. Em relação a este fato, pretende-se implantar o curso de Farmácia com a cara do Amapá, que tenha como meta principal a formação de farmacêuticos voltados ao desenvolvimento de fármacos, não atrelados as multinacionais, mas sim, voltados ao conhecimento tradicional, preservando-os com base cientifica.
Em relação as interações sociais, faz-se necessário revisar e debater os cursos já existentes que envolvam as áreas de humanidades e sociais. Estes cursos deverão obrigatoriamente estabelecer as suas funções nas interações sócio-ambientais e humanísticas. Não se deve esquecer que a UNIFAP está situada em plena região amazônica, na fronteira com as guianas, e ainda é considerada celeiro do mundo, e para fortalecer as práticas referentes a estes cursos, já está em implantação o projeto de construção do Centro de Estudo em Sócio-Biodiversidade, que virá integrar todas as ações voltadas ao estudo e preservação dos costumes e recursos naturais presentes no estado.
Diante da avultada necessidade do estabelecimento do papel da UNIFAP em todos os contextos que norteiam o desenvolvimento do Estado do Amapá, posicionando-o em termos de Brasil, na questão do ensino, da pesquisa, e da extensão, tem-se que trabalhar urgentemente em um efetivo plano de desenvolvimento institucional (PDI), que seja estratégico para a caracterização do papel da UNIFAP no processo do desenvolvimento regional, e com isso o projeto pedagógico institucional (PPI) terá como atender as peculiaridades regionais inerentes a comunidade amazônida.
O que se quer, é que a UNIFAP cumpra o seu papel, estabelecendo suas metas reais em termos de estado e na valorização do ser humano. A educação tem que ser para todos, mas deve ser apresentada e efetivada com toda responsabilidade possível, principalmente quando se fala na manutenção da integridade humana.

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